Pular para o conteúdo principal

Demócrito

Demócrito foi filósofo e historiador grego pré-socrático que descreveu a "Teoria Atômica".

Resultado de imagem para democrito

Biografia

Demócrito de Abdera, nasceu por volta de 460 a.C. na cidade de Abdera, região da Trácia.
Descendente de família nobre, viveu em diversas cidades desde Atenas, Egito, Pérsia, Babilônia, Etiópia e Índia, aprofundando seus conhecimentos.
Fez parte de filósofos da “Escola Atomística”, oposta à Escola de Heráclito, fundamentada em explicações materiais e mecanicista do mundo. Demócrito, teve uma vida longa e faleceu por volta 370 a.C.
Saiba mais sobre o filósofo grego Heráclito.

Principais Ideias

Demócrito foi um estudioso nas áreas da matemática, física, astronomia, ética, filosofia, linguística, natureza, música.
Discípulo do filósofo grego, Leucipo de Mileto, uma das mais destacadas ideias de Demócrito envolve a sistematização do pensamento sobre a "Teoria Atômica".
Segundo ele, o átomo, parte indivisível e eterna, que permanece em constante movimento, é o elemento primordial, o princípio de todas as coisas.
Nesse ínterim, toda o universo esta composto de dois elementos básicos: o vácuo (o vazio ou o não-ser) e os átomos.
Além disso, propôs um sistema cosmológico e convencionalismo linguístico. Na área da matemática avançou nos estudos sobre geometria (figuras geométricas, volume e tangente) e os números irracionais.

Obras

Demócrito de Abdera foi um dos maiores sábios e escritores da antiguidade. Contudo, muitos de seus escritos se perderam com o tempo. Segue abaixo, algumas de suas obras que se destacam:
  • Pequena ordem do mundo
  • Do entendimento
  • Do bom ânimo
  • Pitágoras
  • Da forma
  • Preceitos
E.E Professor Leopoldo de Miranda (Julio, Gleyciane, Sara, Breno, Amanda, Robert, Lucas Pereira e Vitor Guilherme)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zenão de Eleia

Zenão de Eleia  foi um dos grandes  filósofos pré-socráticos da filosofia antiga grega . Discípulo de Parmênides, Zenão contribuiu para o pensamento filosófico formulando diversos paradoxos. Biografia Zenão nasceu em 488 a.C. na cidade de Eleia, localizada na Magna Grécia, atual Itália. Pertenceu a Escola Eleática, local em que desenvolveu seu pensamento. Foi discípulo de Parmênides (510-470 a.C.), defendendo a filosofia de seu mestre sobre os estudos do ser, da razão e da lógica. Para o filósofo grego Aristóteles, ele foi o criador do método dialético. Além da filosofia, Zenão foi professor e se envolveu com a política. Se posicionou contra um dos tiranos que governava a cidade e assim, foi preso, torturado em praça pública e morto. Nesse evento, ele se recusou a delatar seus colegas, falecendo em 430 a.C. Obras Atualmente, podemos encontrar alguns trechos de suas obras mais destacadas: Discussões Contra os Físicos Sobre a Natureza Explicaçã...

Filósofos pré-socráticos

  Os   filósofos pré-socráticos   fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C.  Recebem esse nome, posto que são os filósosfos que antecederam Sócrates.   Os filósofos pré-socráticos buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza.   O período pré-socrático está dividido em Escolas ou Correntes de pensamento. A  Escola Jônica que era  desenvolvida na colônia grega Jônia, na Ásia Menor (atual Turquia), a   Escola Pitagórica ,  também chamada de "Escola Itálica", foi desenvolvida no sul da Itália, e recebe esse nome posto que seu principal representante foi Pitágoras de Samos, a  Escola Eleática,  desenvolvida no sul da Itália, e a  Escola Atomista,  também chamada de “Atomismo”, foi desenvolvida na região da Trácia.   Segue abaixo, filósofos pré-socráticos: Tales d...

Anaxímenes

Anaxímenes  (588-524 a.C.), nascido em Mileto (atual Turquia), foi um filósofo pré-socrático grego integrante da Escola Jônica. Além dele, na escola pré-socrática destacam-se Tales de Mileto e Anaximandro. Escola Jônica: Teorias A Escola Jônica foi a primeira escola filosófica grega a qual reuniu filósofos pré-socráticos (que viveram antes de Sócrates). Os temas desenvolvidos por eles estavam centrados na  natureza . O intuito era desvendar os mistérios da existência, classificando um elemento como gerador do cosmo e da vida. Essa postura foi chamada de  materialismo monista . Para Tales de Mileto, o elemento essencial era a água ( arché ). Já para Anaximandro, mestre de Anaxímenes, a massa geradora de todos os seres era representada pela união dos quatro elementos (terra, fogo, ar e água) denominado de “ ápeiron ”. Já para Anaxímenes, o elemento primordial era o  ar , o princípio de todas as coisas. Anaxímenes foi discípulo de Anaximandro, n...